- Eurípedes Barsanulfo (1880-1918), sob a égide de Maria de Nazareth inaugura em 1907, na cidade de Sacramento, Minas Gerais, o Colégio Allan Kardec, introduzindo o ensino da doutrina Espírita como parte integrante do currículo.Os alunos utilizavam O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo em seus estudos às quartas-feiras. Os maiores chegavam a assistir as reuniões mediúnicas no Grupo Espírita, conforme afirma Corina Novelino na obra Eurípedes, o Homem e a Missão.
Esta é aprimeira notícia que se tem sobre o ensino da Doutrina Espírita às crianças e jovens.
- Leopoldo Machado (1891-1957) É considerado o criador ou o grande incentivador das Mocidades Espíritas e das Escolas Espíritas de Evangelização para a Infância, como eram chamadas, embora não se conheça uma data exata de sua criação.
- Algumas pesquisas indicam a Mocidade Espírita na cidade de Bebedouro/SP, em 1930, embora não exista nenhum documento que comprove.
Ramiro Gama fala em 1933, na cidade de Araçatuba afirmando ser a primeira Mocidade Espírita;
Alberto Nogueira da Gama registra a fundação da União das Juventude Espírita, em 22 de maio de 1932, na sede do Centro Espírita Maria de Nazaré, em Santana, São Paulo – Capital.
A nível de unificação, somente após o pacto aureo, em 1949 surge o primeiro Departamento de Juventude da Federação Espírita Brasileira.
Recebido por Nazare através do grupo Pedagogia Espirita
0 comments:
Post a Comment